Mestre Yamunisiddha Arhapiagha
Francisco Rivas Neto, também conhecido como Pai Rivas ou Mestre Yamunisiddha Arhapiagha, foi um médico, religioso, teólogo e escritor brasileiro, nascido em julho de 1950 em São Paulo. Ele foi o fundador e líder da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino (OICD) desde sua criação em 1970 até seu falecimento em maio de 2018, em Itanhaém-SP.
Foi discípulo de Mestre Yapacani (W. W. da Matta e Silva) e, para além de sua atuação religiosa, foi também um importante teólogo afro-brasileiro e autor de várias obras, principalmente sobre a Umbanda Esotérica e Iniciática.
Fundou, na primeira metade da década de 2010, a Faculdade de Teologia Umbandista (FTU), a primeira faculdade de teologia com ênfase em religiões afro-brasileiras, um marco importante para a sociedade acadêmica e para as comunidades das religiões de matriz africana.
Francisco Rivas Neto também organizou o “Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI”, um evento anual que ocorreu durante cinco anos consecutivos de 2008 a 2012, reunindo estudiosos, religiosos e praticantes da Umbanda e outras religiões afro-brasileiras para discutir temas relevantes para a religião e para a sociedade.
Seu legado é reconhecido não apenas no contexto religioso, mas também na academia e na luta pela valorização das religiões de matriz africana no Brasil. Seus ensinamentos e sua liderança continuam a inspirar e orientar a comunidade religiosa e acadêmica.